29 de Janeiro: Dia da visibilidade trans

A data 29 de Janeiro é um marco na luta pelos direitos humanos e respeito à identidade de gênero. Em janeiro de 2004, 27 pessoas trans lançaram no Congresso Nacional, a campanha “Travesti e Respeito”. Foi a primeira campanha nacional idealizada e pensada por ativistas transexuais para promoção do respeito e da cidadania.

“Essa data histórica começou graças a luta das travestis, meus agradecimentos às travestis de luta que fizeram história. Esse ato simbólico é um dia que me deixa muito emocionada porque é o dia de resistência, lembro das pessoas que já se foram e da luta das que estão aqui. Lembro que todos os dias têm que matar um leão para sobreviver aqui. Que nem mesmo no mês da visibilidade trans sou poupada de ver um BBB e homens no referido programa imitando travestis como forma de chacota e graças a uma mulher negra que tudo aquilo foi cessado. Eles sempre tentam nos matar e depois pedem desculpa, eu não sabia. Eu não tenho mais paciência para isso. Há de ter luta todos os dias contra esse sistema assassino, que mata travestis e transexuais todos os dias. Meus sinceros cumprimentos a toda comunidade transexual do Brasil. Seguimos na luta por cidadania e respeito”. (Maria Eduarda Aguiar, advogada da Selem Soares, personagem do nosso filme @digameunomeofilme )

Como na música da maravilhosa Léo Áquilla @leonoraaquillaoficial , RESPEITE AS TRAVESTIS!

Leia Também

Goiabeira tem dois longas de ficção na Rodadas de Negócios do FRAPA 2022

A Goiabeira teve dois projetos de longa de ficção escolhidos para as Rodadas de Negócios do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, o maior da América Latina na categoria. 

Os longas “Julia” e “Memória Lembradas” terão encontro com players e possíveis coprodutores. 

A diretora e roteirista Ju Chagas além de participar das Rodada de Negócios, comparecerá ao evento presencialmente. 

Longa “Julia” ganha prêmio no Pitching do Visões Lab 2022

O longa-metragem de ficção “Julia” ganhou o segundo lugar no pitching do Visões Lab 2022. O projeto, que está sendo desenvolvido pela Goiabeira Filmes e Produções, tem argumento das roteiristas Sandra Pereira e Ju Chagas, e produção executiva de Quézia Lopes.

No laboratório, a equipe recebeu consultorias de Maíra de Oliveira (roteiro), Ana Cecília Springefeldt (produção executiva) e Gustavo Pizzi (direção). 

REVERSO participou do 3º Lab Negras Narrativas

REVERSO, documentário híbrido que está em desenvolvimento pela Goiabeira Filmes, participou do 3º Lab Negras Narrativas, da APAN, em São Paulo. De 19 a 23 de novembro a diretora do filme, Juliana Chagas, recebeu consultorias de direção, produção e roteiro para o filme. No último dia do evento, apresentou o projeto num pitching para a SPCine, Elo Company, Instituto Olga Rabinovich e Instituto Goethe.